Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social


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Resultados Dataprev > Execução do Plano de Trabalho / Atendimento à Previdência Social

Relatório de Gestão

 

Execução Plano de Trabalho Dataprev

Atendimento à Previdência Social

Projetos Concluídos

Arrecadação

  • Projeto: Migração do Acervo das Ações Fiscais para o Cadastro Nacional de Ações Fiscais - CNAF

Finalidade: Migrar o acervo de ações fiscais existentes atualmente nas bases descentralizadas do sistema GIRAFA para o ambiente Oracle/WEB do CNAF.

Resultados: O módulo de informações gerenciais de ações fiscais foi concluído em janeiro. A migração das bases de dados descentralizadas em Clipper/ BDF para uma base central Oracle foi concluída em julho.

  • Projeto: Nova Modalidade de Parcelamento de Débito das Empresas com a Previdência Social

Finalidade: Implantar nova modalidade de parcelamento no sistema de cobrança, de acordo com as novas regras de parcelamento de débitos estabelecidas pelo Ministério da Previdência e Assistência Social.

Resultados: As novas regras foram disponibilizadas em janeiro e já estão em uso pelo INSS.

Benefícios

  • Projeto: Atualização e Revisão da Compensação Previdenciária

Finalidade: Atualizar dados de compensação previdenciária mantidos na base; revisar valores de compensação previdenciária; realizar batimento com Sistema de Óbitos; e apurar mensalmente os complementos positivos e negativos para cada objeto.

Resultados: Foi atualizado e revisado o Regime Geral de Previdência Social - RGPS (origem e instituidor). Em dezembro, foram implantadas as seguintes funções on-line: cessação da CP; registro de glosa; consulta de cessações e consulta de glosas.

 

  • Projeto: Cartão Brasil Social

Finalidade: Dotar a SEAS - MPAS, os Estados e Municípios de um sistema contendo informações seguras para o acompanhamento dos programas assistenciais executados, utilizando tecnologia de ponta, além de permitir a integração com o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS e Sistema Único de Benefícios - SUB, por meio de uma base centralizada das informações dos programas assistenciais.

Resultados: O projeto foi concluído em agosto. Em dezembro já haviam sido transferidos para a rede bancária mais de 5,5 milhões de benefícios.

  • Projeto: Compensação Previdenciária

Finalidade: Realizar a compensação previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social - RGPS e os Regimes Próprios de Previdência Social, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadorias e pensões decorrentes, concedidas a partir de 05/10/1988. Manter atualizado o cadastro de compensação previdenciária. Controlar os repasses financeiros realizados e os valores devidos relativos a compensação previdenciária entre o RGPS e os demais regimes de Previdência Social.

Resultados: O regime origem foi implantado em dezembro e o regime instituidor se encontra em homologação pelo cliente. Dos 233 mil benefícios requeridos, foram tratados 126 mil e pagos 27 mil, no valor de R$ 8,5 milhões mensais.

  • Projeto: Controle da Solicitação de Pesquisa de Requisição de Diligência

Finalidade: Controlar as solicitações demandadas de pesquisas pelo INSS evitando perda de seus registros e diligências efetuadas, mantendo a integridade dos dados do segurado existente no CNIS com os dados do benefício concedido. Esse sistema permitirá a averiguação e registros de pesquisas e diligências sobre a documentação de processos de benefícios, gerando dados que irão atualizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS. É um dos projetos que integram o projeto "Inversão do ônus da prova".

Resultados: O projeto foi concluído em dezembro e o piloto será implantado em janeiro de 2002.

  • Projeto: Controle Tramitação de Recursos de Benefícios

Finalidade: Dotar o INSS de um sistema de controle de tramitação de recursos confiável e eficiente, utilizando tecnologia de ponta, permitindo integração ao sistema de recursos do CRPS, visando a unificação em base centralizada das informações da tramitação de todos os recursos na Previdência Social.

Resultados: Sistema implantado em nova tecnologia (Java/Oracle).

  • Projeto: Evolução do Sistema de Pagamento Alternativo de Benefícios

Finalidade: Desenvolver a rotina de tratamento em separado dos créditos gerados pelo sistema central, de créditos comandados pelas agências; evoluir a funcionalidade hoje existente: críticas, cálculo de valores, rotina de validação; desenvolver a rotina para tratamento do PAB on-line. Uma das principais vantagens da evolução será a implementação da rotina on-line que permitirá que os comandos sejam criticados e validados em tempo real. A agilização do processo impactará positivamente nos resultados dos trabalhos das APS’s, permitindo maior controle dos pagamentos alternativos de benefícios, que irá gerar economia aos cofres do INSS.

Resultados: Em setembro, foi implantado o módulo central com todas funcionalidades definidas pelo cliente. Esta aplicação substitui o cheque de pagamento de benefícios, que gerava o pagamento de cerca de 500 mil benefícios por mês. Com o novo sistema o número de pagamentos alternativos foi reduzido para menos de 10 mil benefícios mensais.

  • Projeto: Novo Modelo de Administração dos Benefícios por Incapacidade – SABI

Finalidade: Melhorar a qualidade do serviço de atendimento ao segurado. Controlar custos da Previdência Social.

Resultados: Em outubro, o sistema foi implantado em 111 APSs em 10 estados. Lançadas mais três versões nos meses de set/out/nov-2001. Em dezembro, iniciou-se a adequação do sistema para atender aos novos conceitos de inversão do ônus da prova. A implantação foi feita em tempo recorde, sendo disponibilizada no dia seguinte a sanção da lei pelo Presidente da República. Cerca de 70% dos segurados da Previdência Social serão beneficiados.

  • Projeto: PRISMA Empresa com acesso via WEB

Finalidade: Dotar o INSS de uma ferramenta que disponibilizará facilidades, com tecnologias atuais, segurança na tramitação de dados, sem nenhum investimento para as empresas possibilitando que um maior número de empresas possam se conveniar.

Resultados: O projeto piloto foi implantado em setembro, com resultados muito positivos no aspecto de facilidade de acesso, controle e segurança de dados. Esta solução apresenta potencial de expansão tanto para novos convênios de empresas bem como, ao Projeto PREVCidadão.

  • Projeto: Sistema de Controle de Óbitos

Finalidade: Implantar a entrada de dados de óbito usando a Internet em todas as Gerências Executivas do INSS; dar subsídios à fiscalização de cobrar dos cartórios devedores; e fornecer dados de óbitos a entidades externas.

Resultados: Implantação na Internet em dezembro, operando em mais de 1.246 cartórios. Esse novo sistema proporcionou um aumento da ordem de 20% no número de suspensões e cessações de benefícios pagos indevidamente a pessoas falecidas.

  • Projeto: Validação do Cálculo de Créditos da Concessão de Benefícios

Finalidade: Disponibilizar um sistema de validação da concessão, com funções semelhantes às da validação da maciça, acrescentando as seguintes facilidades: criação de banco de validação e desenvolvimento de Interface Web a ser acessada pelo cliente via Internet; amostragem no âmbito de Gerência e/ou Órgão Local permitindo maior descentralização. Possibilidade de combinação de critérios. Rotina de cadastramento de erros. Utilizando o sistema como piloto para a capitação da equipe de desenvolvimento nas ferramentas associadas as novas plataformas definidas pela Empresa.

Resultados: Cancelado, a pedido do cliente, em outubro.

  • Projeto: Novas Formas de Atendimento ao Beneficiário da Previdência Social.

Finalidade: Operacionalizar as implantações dos sistemas nas APS e GEX do INSS, cumprindo os cronogramas estabelecidos pelo Plano de Metas do MPAS. Apoiar a prospecção tecnológica nos projetos e nas divisões do Departamento de Benefícios.

Resultados: O projeto foi concluído em dezembro com a implantação do Cartão Social. A versão zero do SABI foi implantada nos estados do RJ, SP, MG, RS, MS, MT, ES, BA e PR. A versão banco de dados do SABI foi atualizada e foi implantado o instalador automático de versão.

  • Projeto: Adaptação do Sistema Único de Benefícios - SUB para atender aos requisitos do projeto do Cartão Social.

Finalidade: Implementar alterações necessárias nas rotinas do Sistema Único de Benefícios em função da implantação do projeto Cartão Social. Uma das características principais é que o segurado, ao ter seu benefício concedido, automaticamente é cadastrado no Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, como pessoa física.

Resultados: Em dezembro, foram concluídas as alterações das rotinas de bloqueio de créditos, de carga e expurgo de créditos, de procuradores, e de atualização. Os principais beneficiários são os segurados da Assistência Social do Programa do Trabalho Infantil - PETI e do Agente Jovem.

  • Projeto: Comunicação de Decisão.

Finalidade: Implantar novos formulários de comunicação de decisão para as rotinas de indeferimento, concessão, revisão e certidão de tempo de contribuição.

Resultados: Em janeiro, foi implantado o indeferimento automático na concessão de benefícios e os módulos de revisão, concessão e certidão de tempo de contribuição. Esse projeto, com a geração de cartas de indeferimento com textos aprovados pela Procuradoria, têm evitado que os beneficiários entrem na justiça para tentar obter o benefício pois o motivo do indeferimento, com base jurídica, está explicito nas cartas.

  • Projeto: Geração de Informações de Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT para o Anuário Estatístico da Previdência Social – AEPS

Finalidade: Implementar módulo de extração e geração de dados de CAT para atualização do Anuário Estatístico da Previdência Social.

Resultados: Em agosto, foi disponibilizado o sistema que irá gerar anualmente dados para alimentar o AEPS.

  • Projeto: Geração de Informações para os Sistemas da Controladoria e MPAS

Finalidade: Implementar módulo de extração e geração de dados dos cadastros de benefícios, pagamentos e de óbitos para subsidiar os sistemas de indicadores da controladoria e do MPAS. Os dados fornecidos por essa rotina permitirão à Controladoria e ao MPAS fazer o ranqueamento das APS, além de gerar indicadores de produtividade.

Resultados: Em setembro, foram implantados os novos módulos.

  • Projeto: Implantação de Versões do Sistema PRISMA-SUB a cada 45/90 dias

Finalidade: Desenvolver a cada período máximo de 90 dias nova versão do sistema Prisma-SUB para atender às demandas de mudança de legislação, bem como, implementar novas funcionalidades solicitadas pelos clientes. Adequar as rotinas, às necessidades de integração com os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos pelos vários projetos.

Resultados: Foram entregues as versões 7.0, 7.1, 7.2 e 7.3 sendo a última, em dezembro. Está sendo implementada a versão 8.0 que contemplará o projeto de Inversão do Ônus da Prova. Com este projeto muitos conceitos atuais dos sistemas de benefícios serão revistos, facilitando e simplificando, sobremaneira, o processo de concessão de benefícios.

  • Projeto: Adequação ao Modelo de Identificação Única dos Beneficiários e Conceitos Diversos.

Finalidade: Alterar críticas, mudar chaves de acesso e adequações necessárias às aplicações atualmente existentes para atender aos requisitos de identificação única de beneficiários. Essas aplicações possibilitam haver maior segurança (críticas e batimentos) quanto à atualização dos dados dos segurados no cadastro de benefícios.

Resultados: Concluído em dezembro com seguintes produtos: alteração da aplicação INFOC, alteração da aplicação de atualização de endereço na Internet, e implementação da solução ASTRE.

  • Projeto: Módulo de Agendamento de Atendimento - Internet

Finalidade: Implantar módulo de cadastramento e consulta da agenda por médico do INSS para requerimento de auxílio doença pela Internet; disponibilizar o agendamento para os requerentes na nova sistemática. O sistema permitirá ao INSS uma flexibilidade operacional nunca antes alcançada, podendo credenciar médicos em qualquer local, pois a aplicação foi desenvolvida para a Internet.

Resultados: Em dezembro, foram implantados os módulos de agendamento com médicos do quadro do INSS e também credenciados para atender os requerimentos feitos pela Internet. Houve mudança de escopo do projeto com a substituição do Sistema de Perícia Médica pelo novo sistema. Com isso houve a integração e unificação completa das funcionalidades do processo de agendamento de perícias.

  • Projeto: Montagem da Agência Virtual do INSS-DG

Finalidade: Implantar nas dependências da Dataprev de Brasília - DF uma agência virtual para tratamento de casos de benefícios que exijam ação da Direção Geral do INSS. Nesta agência, atendida com equipamentos padrão PMA, serão instaladas todas as aplicações atualmente desenvolvidas pela Dataprev.

Resultados: A agência virtual foi implantada no prédio da Dataprev em maio. No final do ano foram implantadas mais três agências virtuais (nos estados de MG, PA e SE), permitindo que as concessões do benefícios sejam feitas sem que haja necessidade de presença física do segurado na APS. O atendimento por esse canal está concedendo cerca de 20 mil concessões por mês.

  • Projeto: Sistema de Consultas e Disseminação de Procedimentos da Diretoria de Benefícios - SISCON

Finalidade: Implantar o SISCON no âmbito da Diretoria de Benefícios do INSS e nas suas projeções nos estados. A principal vantagem desse sistema será registrar e

controlar todas as demandas e questionamentos das 100 Gerências Executiva e suas 1.035 APS subordinadas. Por meio dele, dependendo dos resultados da análise das respostas aos questionamentos, uma orientação interna poderá vir a ser paralisada formalmente, facilitando a disseminação dos procedimentos de forma rápida e uniforme.

Resultados: Em agosto o sistema foi implantado.

Procuradoria

  • Projeto: Cálculo de Créditos/Ações por Decisão Judicial

Finalidade: Possibilitar o INSS alterar o cálculo de um determinado crédito e/ou ação judicial de um determinado período da dívida ou por uma determinada rubrica.

Resultados: O sistema foi concluído em setembro e aguarda homologação pelo INSS.

  • Projeto: Execução Fiscal Eletrônica da Petição Inicial

Finalidade: Possibilitar ao INSS o ajuizamento e distribuição de sua ações judiciais eletronicamente com a confiabilidade dos dados enviados, e o recebimento das informações da justiça para atualização automática no Sistema Dívida.

Resultados: O ajuizamento automático das execuções fiscais foi implantado em agosto.

  • Projeto: MCP - Módulo de Controle de Processos – 1ª Instância (versão Oracle)

Finalidade: Automatizar as rotinas de trabalho das Procuradorias da Previdência Social, atuando, principalmente, no cadastro, controle e acompanhamento de processos judiciais/administrativos, na tramitação interna de dossiês/documento, e na geração e emissão de autorizações de pagamentos.

Resultados: O sistema foi concluído em dezembro, com previsão de término da implantação para abril de 2002.

Tratamento e Disseminação de Informações

  • Projeto: Disseminação de Informações da Previdência Social

Finalidade: Conhecer melhor os processos e a tecnologia para a construção de Datawarehouse bem como, as características das ferramentas de Business Intelligence, com foco maior na extração de dados e no repositório de meta dados.

Resultados: Foi preparado o ambiente para desenvolvimento da solução Datawarehouse na Dataprev. Foi desenvolvido o modelo de dados com base na GFIP. O projeto possibilitou o desenvolvimento e definições de soluções para outros projetos nas áreas de Arrecadação e Procuradoria.

  • Projeto: Anuário Estatístico da Previdência Social - AEPS

Finalidade: Dispor de um instrumento oficial de disseminação de informações estratégicas do Sistema Previdenciário, que atenda as demandas atuais dos gestores do MPAS e INSS, estudiosos e sociedade em geral.

Resultados: Em setembro, o oitavo volume do AEPS foi encaminhado para o MPAS para impressão de 1500 cópias em papel. Em outubro, foi atualizada a versão AEPS na Internet. Foram modernizados os procedimentos e rotinas de editoração, visando a editoração eletrônica do documento.

Serviços Corporativos

  • Projeto: Sistema de Acompanhamento Físico - Financeiro da Assistência Social - SIAFAS

Finalidade: Proceder o pagamento às diversas entidades que atendem aos programas de assistência social nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

Resultados: Em dezembro, foi concluída a segunda versão do sistema.

  • Projeto: Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Controle de Financiamento com Recursos Externos – COFRE

Finalidade: Visa assegurar que o cadastramento, a execução, o acompanhamento e a prestação de contas dos projetos financiados com recursos externos sejam feitos de forma a garantir segurança, eficiência, eficácia e confiabilidade das informações, reduzindo o custo operacional e propiciando uma melhor coordenação dos processos feitos pela Unidade de Controle de Projetos do MPAS.

Resultados: O sistema foi entregue para o cliente em julho.

  • Projeto: Desenvolvimento do Modelo Integrado de Dados da SEAS do MPAS

Finalidade: Elaborar um modelo de dados para a Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS, que permita a integração dos sistemas em desenvolvimento e projetos futuros; elaborar um projeto de ações que permita conduzir à integração os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento para os órgãos de Assistência Social do MPAS; acompanhar diversas ações atualmente em curso na SEAS internalizando as informações na Dataprev.

Resultados: Em novembro, foram implantados e se encontram em operação os sistemas de programas assistenciais (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e Programa Agente Jovem) e também da revisão da LOAS.

  • Projeto: Sistema de Informações e Gerenciamento dos Documentos do CRPS – CRPS_WEB

Finalidade: Acompanhar, controlar e gerenciar os processos de recursos nas Juntas e Câmaras do CRPS, garantindo maior eficiência e eficácia tanto aos segurados e contribuintes da Previdência Social, bem como a própria Previdência Social.

Resultados: Foram efetuados o levantamento de dados, o projeto lógico, o projeto físico, a construção e testes.

  • Projeto: Informatização dos Processos de Auditoria

Finalidade: Desenvolver e implantar sistemas para a Auditoria do INSS.

Resultados: Em maio foi concluído o desenvolvimento da sindicância e o módulo I do SIGA, bem como a implantação do SIAI na Web.

  • Projeto: Aprimoramento dos Sistemas do Conselho de Recursos da Previdência Social - CRPS

Finalidade: Desenvolver novo sistema em plataforma WEB com banco de dados Oracle, para o CRPS.

Resultados: O sistema foi concluído em dezembro e será implantado em janeiro de 2002 em três estados.

  • Projeto: Banco de Talentos - SBT

Finalidade: Manter cadastro atualizado dos currículos e habilidades dos servidores do INSS.

Resultados: O sistema foi entregue ao INSS em julho.

  • Projeto: Informatização dos Controles Logísticos

Finalidade: Desenvolver o Sistema de Administração de Transportes - SISAT e o Sistema de Controle de Materiais de Consumo - CMC para as áreas de logística do INSS.

Resultados: Foram implantados em 2001 os sistemas SISAT E CMC.

Cadastro Nacional de Informações Sociais

 

  • Projeto: Criação Base CNIS de Pessoas Físicas

Finalidade: Modelar a base CNIS de pessoas físicas, definir e implantar as novas estruturas de dados necessários e definir, desenvolver e implantar processos CI unificados em conformidade com as solicitações feitas pelo MPAS.

Resultados: O sistema foi disponibilizado em maio.

  • Projeto: GFIP - Nova Estrutura de Remunerações para Processamento de competências posteriores ao Ano 2000

Finalidade: Rever o modelo físico e reformular processos de remuneração da GFIP.

Resultados: O sistema foi disponibilizado em fevereiro.

  • Projeto: GFIP - Reclamatória Trabalhista visão Seguro Social

Finalidade: Registrar na base de vínculo e remunerações do CNIS as informações de processos de reclamatória trabalhista e dissídio coletivo.

Resultados: O sistema foi implantado em outubro.

  • Projeto: Identificação dos Beneficiários da Previdência Social junto ao CNIS

Finalidade: Fornecer aos sistemas do Seguro Social, condições de identificar com segurança e qualidade os benefícios da Previdência Social, de acordo com critérios definidos pelo CNIS as pessoas cadastradas no CNIS.

Resultados: O sistema foi implantado em dezembro e no final do ano já haviam sido identificados cerca de 7 milhões de benefícios.

  • Projeto: Recolhimento do Contribuinte Individual através de Débito em Conta Corrente

Finalidade: Permitir o recolhimento do contribuinte individual através de débito em conta corrente, por conseguinte, reduzir o gasto da Previdência Social com o pagamento das tarifas bancárias relativas aos recebimentos dos recolhimentos.

Resultados: O sistema foi disponibilizado em fevereiro. No ano foram homologados 18 bancos, 29 mil débitos foram cadastrados e a página na Internet foi acessada cerca de 228 mil vezes.

  • Projeto: SARCI - Sistema de Acertos de Recolhimentos do Contribuinte Individual

Finalidade: Atender, com qualidade e agilidade, as solicitações de acertos de recolhimento do contribuinte individual, contribuindo para a melhoria do atendimento nas APS. Aumentar a qualidade dos dados da BD de recolhimento do CI, propiciando o desenvolvimento de outros projetos.

Resultados: O sistema foi concluído em dezembro.

  • Projeto: Sistema de Informações Agregadas de Trabalhadores e Empregadores do CNIS

Finalidade: Estabelecer um conjunto básico de informações gerenciais a serem periodicamente geradas e disponibilizadas pelo CNIS. Criar procedimentos rotinados de geração de informações gerenciais do CNIS, bem como disseminá-las através da utilização de veículos já disponíveis na Dataprev, tais como Dardo, Sintese e Intranet.

Resultados: As informações foram disponibilizadas para o MPAS em setembro, foi elaborado o protótipo de modelagem de informações para o Datawarehouse do CNIS. Foi efetuada a migração do código de V.O. no grupo do Contribuinte Individual, no grupo de empregadores da GFIP para 1999 e 2000 e no grupo de informações de quantidade de Contribuintes Individuais.

  • Projeto: Acesso para a CEF

Finalidade: Disponibilizar acesso aos aplicativos on-line do CNIS para a Caixa Econômica Federal .

Resultados: Em março o acesso foi liberado no local solicitado pela CEF.

  • Projeto: Batimento CNIS X RSC do RJ para o ano de1999

Finalidade: Criar batimento entre as informações de remuneração existentes no CNIS e os salários de contribuição utilizados na concessão de benefícios do Estado do Rio de Janeiro em 1999.

Resultados: Em abril foi disponibilizado o CD com as informações solicitadas.

  • Projeto: Disponibilização de Informações Estatísticas da GFIP

Finalidade: Disponibilizar 18 CD’s por mês com informações estatísticas da GFIP.

Resultados: Em março foram gerados 18 CD’s com informações de junho de 1999 a dezembro de 2000.

  • Projeto: GFIP - Rotina 13º do salário maternidade

Finalidade: Processar o cálculo de deduções individuais de 13º salário na base da GFIP.

Resultados: O sistema foi disponibilizado em julho.

  • Projeto: Sistema de Cadastramento de Pessoa Física

Finalidade: Permitir o cadastramento com inclusão e alteração de pessoa física com identificação de duplicidade outras fontes diferentes das atuais.

Resultados: O sistema foi disponibilizado em outubro. O cadastramento pode ser feito nas agências, via PREVFone, PREVFácil, PREVNet e auxiliar local.

Operações e Telecomunicações

  • Projeto: Segurança nos Sistemas da Previdência Social

Finalidade: Implantar as ferramentas capazes de elevar o atual nível de segurança nos sistemas, além da disseminação das novas diretrizes de segurança, abrangendo todas as áreas importantes da corporação.

Resultados: O projeto foi concluído em outubro. A Política de Segurança da Informação foi adotada pela Dataprev por meio das resoluções 2401 e 2406 de 2001. O modelo de Gestão de Segurança a ser adotado pela Dataprev, inclui: a proposta para o estabelecimento da Coordenação Geral de Segurança Corporativa; a implantação de solução e gestão de segurança de redes (Firewall e IDS – Intrusion Detectin System) para os serviços disponibilizados pela Internet nos sites do CTRJ.O e CTDF.O; e o provimento de acesso seguro à rede interna da Previdência Social para usuários remotos através da tecnologia de VPN (Virtual Private Network).

Projetos em desenvolvimento

Arrecadação

  • Projeto: Aferição da Produção Fiscal Cálculo da Gratificação por Desempenho Tributado - GDAT no CNAF

Finalidade: Realizar o cálculo da GDAT, a partir da base Oracle centralizada Cadastro Nacional de Ações Fiscais – CNAF incluindo a consolidação das informações do atual Avaliação Gerencial da Produção Fiscal - AGPF e da interface com a área de RH.

Situação Atual : Em novembro, o sistema foi implantado e está em produção com usuários capacitados.

  • Projeto: Novo Modelo de Gestão das Receitas Previdenciárias

Finalidade: Promover o controle contábil da entrada das receitas, a integração e simplificação dos procedimentos, a integração com a clientela e imprimir uma visão de negócio.

Situação Atual : Foi elaborado documento com a identificação dos macro-processos envolvidos, descrevendo as diretrizes, estratégias, interfaces e as principais informações necessárias para cada macro-processo.

  • Projeto: Gerenciamento da Ação Fiscal via CNAF

Finalidade: Transferir da plataforma DOS/Clipper/DBF para ambiente Oracle / Web as funções básicas de gerenciamento da área de Fiscalização. Com isso, a programação, o acompanhamento das ações fiscais e procedimentos auxiliares são desativados no sistema Girafa e passam a ser feitos on-line via Intranet, eliminando a fase de alimentação do CNAF, através das transmissões de dados das GEX captados no sistema Girafa.

Situação Atual : O módulo de mandado de procedimentos fiscal foi implantado em dezembro e os demais módulos estão sendo desenvolvidos.

  • Projeto: INFORMAR - Informações Gerenciais de Arrecadação

Finalidade: Integrar informações, melhorar a qualidade dos dados de arrecadação, fiscalização e cobrança, e apoiar o INSS e MPAS com informações gerenciais para tomada de decisão.

Situação Atual : Foram disponibilizados mensalmente cerca de 2.000 CD’s com informações de arrecadação, fiscalização, cobrança e dívida ativa. O projeto está sendo reformulado para disponibilizar essas informações via Internet.

  • Projeto: Integração das Bases de Arrecadação

Finalidade: Permitir a integração dos dados cadastrais das bases de dados da área de arrecadação, garantindo a integridade e confiabilidade das informações, visando a melhoria da qualidade dos dados, viabilizando desta forma, uma base correta, com dados concisos e íntegros, preparando para a implantação de novas plataformas tecnológicas.

Situação Atual : Foram captados 3.500 mil dados cadastrais da Secretaria da Receita Federal para inclusão, através de interface com o CNIS, com o objetivo de desativar o sistema Girafa. Foram transferidos todos os dados das bases descentralizadas para a base central, para posterior carga no banco de dados da arrecadação. O total de registros transferidos atingiu 11,2 milhões. A cargas de dados atualizados/incluídos na base dados da arrecadação foi de 4,2 milhões de estabelecimentos, 1,8 milhões de pessoas físicas e 4,9 milhões de débitos de pessoas físicas.

  • Projeto: SAFIS - Sistema de Auditoria Fiscal

Finalidade: Apoiar o trabalho externo dos Auditores Fiscais da Previdência Social, buscando a padronização de procedimentos e o aumento de produtividade, com a conseqüente elevação da arrecadação previdenciária.

Situação Atual : A versão beta do sistema se encontra em testes e avaliação pelos auditores fiscais.

  • Projeto: Acompanhamento da Evolução da Arrecadação Previdenciária

Finalidade: Desenvolver e implantar sistema que apoie o INSS no processo de tomada de decisão gerencial, para assuntos pertinentes à área de arrecadação, utilizando tecnologia em plataforma aberta e combinando as facilidades de comunicação da intranet com ferramentas para acesso e análise de dados "on-line". A base de dados conterá as GPS dos três meses mais recentes (cerca de 7 milhões de guias) e um histórico consolidado dos últimos 14 meses. A disponibilidade dos dados será feita pela intranet, utilizando ferramentas Cognos, onde o usuário dependerá apenas da utilização de um "browser".

Situação Atual : Foi concluído 50% da fase de construção do Data Mart.

  • Projeto: Acompanhamento e Execução de Processos de Restituição – via Internet

Finalidade: Estabelecer mecanismo, único e eficaz, de controle do processo de restituição de contribuições previdenciárias, em todas as suas etapas, gerando, por conseguinte, padronização dos procedimentos operacionais desta rotina no âmbito das Gerências Executivas e Agências da Previdência Social.

Situação Atual: Em fase final de desenvolvimento, com previsão para implantação em junho de 2002.

  • Projeto: Baixa Eletrônica de Empresas – via Internet

Finalidade: Permitir ao contribuinte a realização de baixa de empresas via Internet, de forma amigável e simples, com a conseqüente emissão da Certidão Negativa de Débito de Baixa de Empresa. Agilizar o processo de baixa de empresas, utilizando as informações já disponíveis nos atuais sistemas e liberando os Auditores Fiscais atualmente responsáveis por este trabalho para executarem outras tarefas.

Situação Atual: O sistema encontra-se em homologação pelo INSS, com previsão de implantação em março de 2002.

  • Projeto: Base de Dados de Débitos Levantados.

Finalidade: Implantar uma base de dados, em âmbito nacional, que contenha as informações detalhadas dos débitos levantados por meio do sistema SICAD, de forma a permitir que as funções de retificação, desmembramento e substituição sejam efetivadas a partir desta base de dados e não mais nas bases de dados descentralizadas do GIRAFA.

Situação Atual: Em fase de análise.

  • Projeto: Desenvolvimento do Parcelamento e Controles Financeiros referentes aos Contribuintes que aderiram ao REFIS

Finalidade: Desenvolver rotinas que permitam a execução do cruzamento de informações da Previdência Social e da Receita Federal, gerando insumos para as áreas de fiscalização das duas instituições.

Situação Atual : Em maio foi concluída a recepção e o tratamento das informações de adesão ao REFIS e implementada a rotina para concessão de parcelamento especial no REFIS, com envio das informações de parcelamento para o SERPRO.

  • Projeto: GFIP - Complementação das Rotinas de Cálculo e Batimento

Finalidade: Complementar os procedimentos de cálculo efetuados a partir dos dados agregados recebidos do CNIS, visando a implementação das rotinas relativas ao décimo terceiro salário, agentes nocivos e reclamatória trabalhista.

Situação Atual: A rotina de cálculo foi concluída em dezembro; o cálculo do 13º está sendo homologado e o batimento se encontra em fase de desenvolvimento.

  • Projeto: GFIP - Gestão das Divergências

Finalidade: Implementar as rotinas para tratamento/gestão das divergências geradas a partir do batimento GFIP x GPS, prevendo, inclusive, a integração com o sistema SICOB. Possibilidade de incremento da arrecadação previdenciária, em função da agilização da cobrança dos valores declarados e não pagos.

Situação Atual: Foram concluídos os seguintes produtos: definição das bases de dados, detalhamento das transações e desenvolvimento de rotinas on-line. Previsão de implantação: abril de 2002.

  • Projeto: Migração dos Dados Cadastrais da base do Girafa para o BDContrib

Finalidade: Efetuar o batimento e migração dos dados cadastrais dos estabelecimentos, da base local do Girafa para o BDContrib, viabilizando, desta forma, a extinção do módulo de dados cadastrais no Girafa.

Situação Atual : Foi preparada a base de dados cadastrais para implantação de novos sistemas abertos de acordo com PDTI.

  • Projeto: Regularização de Obras via Internet

Finalidade: Criar sistemática que permita ao contribuinte solicitar a regularização de obras, com a respectiva emissão do Aviso de Regularização de Obras (ARO) e da GPS, ou da Certidão Negativa de Débito, via Internet.

Situação Atual: Em homologação pelo INSS, com previsão de implantação para março de 2002.

  • Projeto: Inteligência FISCAL – Datawarehouse da Fiscalização

Finalidade: Implantar base de dados, com foco gerencial, contendo dados agregados a partir da GFIP e outras informações complementares, captadas em fontes externas à GFIP, para subsidiar o trabalho de Inteligência fiscal e orientar ações de fiscalização.

Situação Atual: Em fase de modelagem dos dados e informações.

Benefícios

  • Projeto: PMA - Programa de Melhoria do Atendimento da Previdência Social

Finalidade: Estabelecer novos conceitos, diretrizes e procedimentos, de forma a promover a integração dos sistemas em bases de dados, bem como o atendimento especializado, o auto-atendimento, por meio de quiosques do tipo bancário, central telefônica 0800, Internet, atendimento móvel e da utilização de redes públicas de comunicação.

Situação Atual: Em dezembro encontravam-se em operação 341 APS num total de 1.052 unidades, e 72 unidades do Prevmóvel, de um total de 73 unidades.

  • Projeto: Concessão de Benefícios pela Internet

Finalidade: Dotar a Previdência Social de um sistema de fácil utilização para o requerimento e a concessão de benefícios, implementado com tecnologia de ponta e interface em arquitetura WEB.

Situação Atual: Foram implantadas a concessão do salário maternidade, do auxílio doença, da pensão por morte; o agendamento de perícias médicas em empresas conveniadas e credenciadas; os médicos do quadro.

  • Projeto: Histórico de Créditos

Finalidade: Implementa o acesso on-line aos dados históricos da Previdência Social na área de benefícios, permitindo a consulta a todos os detalhes dos créditos e pagamentos, solicitados e efetivados, bem como suas alterações a partir de junho de 1989, promovendo maior agilidade na obtenção das informações, em menor tempo, com menor custo e maior agilidade operacional.

Situação Atual : Foi concluído em outubro o projeto lógico do sistema.

  • Projeto: Identificação Única de Beneficiários

Finalidade: Permite a identificação única de beneficiários, atribuindo NIT para o titular, representante legal e instituidor. Atualiza dados que possam estar sem informação ou incorretos, o que impede a atribuição automática de NIT junto ao CNIS. Esse projeto faz parte da implementação do projeto "Inversão do Ônus da Prova".

Situação Atual: Até dezembro, foram atribuídos 15 milhões de NIT’s aos beneficiários constantes do cadastro do Sistema Único de Benefícios - SUB.

  • Projeto: Implantação do Novo Lay-Out do Protocolo de Comunicação com a Rede Bancária

Finalidade: Implementar as alterações nos sistemas e no protocolo de comunicação com a Febraban visando atender às novas demandas do processo de pagamento e retorno de créditos. Agilizar atualização de dados entre os sistemas bancários e o Sistema de Benefícios. Adequar as rotinas às necessidades de integração com os novos sistemas.

Situação Atual : Em dezembro, o novo lay-out do protocolo, estava implantado em 32 bancos, num total de 38 bancos a serem atendidos.

  • Projeto: Desenvolver e Implantar Sistemática de Controle e Pagamento dos Benefícios de Acordos Internacionais.

Finalidade: Disponibilizar facilidades aos segurados que permitam o recebimento dos proventos em outros países, bem como, viabilizando ao INNS maior controle dos pagamentos realizados.

Situação Atual: Em março foram implantados os módulos de simulação do cálculo de benefício de acordo internacional no SUB e do módulo de interface com o banco do Brasil. Foram absorvidas as funções do atual sistema pelo PRISMA e SUB.

  • Projeto: Batimento entre as Concessões de Benefício com os Processos da Procuradoria

Finalidade: Implantar sistemática de verificação dos processos cadastrados no sistema da procuradoria com as concessões de benefícios.

Situação Atual: A rotina sob gestão do Departamento de Benefícios já foi concluída.

  • Projeto: Implantação de Novas Características ao Protocolo de Comunicação Dataprev/Febraban, para permitir a execução de funções de rejeição e captação dos CPF.

Finalidade: Implementar evoluções na interface com a rede bancária.

Situação Atual: Foram implementadas o controle de rejeições de comandos de atualização de dados e a implantação da captação de CPF encontra-se em fase de testes internos.

  • Projeto: Processo de Suspensão de Pagamento Junto à Rede Bancária

Finalidade: Implantar o bloqueio de créditos em toda rede bancária.

Situação Atual: Em julho foi implantado o bloqueio de créditos em toda a rede bancária. O módulo de acompanhamento dos bloqueios, por decisão do INSS, será discutido no primeiro semestre de 2002.

  • Projeto: Migração dos Sistemas de Benefícios para Plataforma Aberta

Finalidade: Planejar e implementar a migração de todos os sistemas atuais que fazem parte do acervo de aplicativos do departamento de benefícios com o objetivo de unificar plataforma de desenvolvimento e de produção. Minimizar a utilização de ferramentas proprietárias para o desenvolvimento dos sistemas. Planejar a mudança de perfil dos empregados do setor de forma a adaptá-los à nova realidade.

Situação Atual: O escopo do projeto já foi definido.

  • Projeto: Projeto RevLOAS

Finalidade: Implantar sistemática de revisão dos benefícios da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, a cada período de dois anos. Permite a SEAS o controle efetivo de todas as revisões dos benefícios LOAS gerando economia substancial devido à suspensão dos benefícios não reconhecidos nas perícias médicas ou perícias sociais.

Situação Atual: Foi implantado o módulo de captação de dados pela Web, a Interface com SUB se encontra em definição. As principais funcionalidades já foram migradas do antigo sistema para as novas aplicações (integrada com o Sistema Único de Benefícios e centralizada com interface Web).

Procuradoria

  • Projeto: Mapa de Pagamentos da Dívida Ativa

Finalidade: Centralizar as informações de pagamento e suas apropriações, para permitir ao INSS um controle gerencial eficaz sobre sua arrecadação e seu estoque de dívida.

Situação Atual: Em 2001 foi efetuada a redução de cerca de 200 mil inconsistências referentes a 72 mil créditos, parcelamentos ou ações judiciais, viabilizando para esses a continuidade do processo de cobrança.

  • Projeto: PROCNET - Procuradoria na Internet

Finalidade: Acompanhar os processos e cálculos judiciais, através de um sistema com diversos módulos, integrado com Sistemas Corporativos, tais como: dívida, SUB/Prisma, Hiscre, SIPPS; com base de dados centralizada, aumentando a qualidade e a confiabilidade dos dados.

Situação Atual : Em 2001 foram migradas/implantadas 121 procuradorias, totalizando 1.2 milhões de processos judiciais e 30 mil processos administrativos.

Tratamento e Disseminação de Informações

  • Projeto: Sistema de Legislação, Jurisprudência e Pareceres na Previdência Social - SISLEX

Finalidade: Permitir o acesso fácil e flexível aos documentos oficiais atualizados, de forma rápida, segura e com alta disponibilidade.

Situação Atual: No ano foram incluídos os novos documentos publicados no ano e efetuadas 3 edições de CD’s num total de 30 mil unidades distribuídas.

  • Projeto: Estudo de Fenômenos Previdenciários: Painel dos Trabalhadores da GFIP

Finalidade: A divulgação de estatísticas compiladas a partir de informações contidas na GFIP gerou novas demandas de informações e conhecimentos sobre diversos aspectos da Previdência Social. Informações sobre vínculos empregatícios, massa salarial, estabelecimentos, entre outras tem sido publicadas regularmente. Este painel foi criado para tratar, por amostragem, informações de trabalhadores empregados, acompanhando o histórico laboral individual durante um determinado período de tempo.

Situação Atual: Foi efetuada a modelagem da vida laboral do trabalhador.

  • Projeto: Desenvolvimento de Tutorial

Finalidade: Desenvolvimento de Artefato para Apoio à Dinâmica de Educação à Distância na Previdência Social e nas áreas de Benefícios, Arrecadação, Fiscalização e Procuradoria, conforme demandas UNIPREV.

Situação Atual: No ano foram implementados os seguintes tutoriais: COMPREV, SISLEX, AUDIN, INFORMAR/IDEIA e CAD-CI.

Serviços Corporativos

  • Projeto: Integração do Sistema Informatizado de Protocolo da Previdência Social - SIPPS

Finalidade: Desenvolver e implantar o SIPPS-Web; converter os sistemas e bases de controle de processos/documentos legados para o SIPPS; dar a sustentação necessária aos sistemas corporativos a fim de integrá-los ao SIPPS, assegurando que o cadastramento e a tramitação de documentos e/ou processos seja efetuado de forma segura, eficiente, confiável e isenta de redundância.

Situação Atual: Em 2001 foram cadastrados 1.200 usuários e implantadas 51 Gerências Executivas, 442 Agências da Previdência Social e 24 Unidades Avançadas de Atendimento.

Cadastro Nacional de Informações Sociais

  • Projeto: Análise Contributiva do Contribuinte Individual - SANCCI

Finalidade: Atender com maior qualidade e agilidade as necessidades de informações dos contribuintes e do INSS, fornecendo uma análise das contribuições contidas na Base de Dados do CNIS.

Situação Atual: Em 2001 foram concluídos o certificado de regularidade, o cálculo de dedução (45% do CI), perda de qualidade e o Portal do Cidadão. A análise contribuitiva se encontra em andamento.

  • Projeto: Complementação de Informações de Recolhimento do Contribuinte Individual - Digitalização de microfichas

Finalidade: Disponibilizar imediatamente a consulta às microfichas, na forma de imagens digitalizadas, dentro do aplicativo do CNIS.

Situação Atual: No ano foram digitalizadas 75% das imagens, faltando o estado de São Paulo.

  • Projeto: Estruturação da Assessoria de Pesquisas Estratégicas - APE

Finalidade: Prover a Assessoria de Pesquisas Estratégicas do MPAS, na construção da infra-estrutura (desde ambiente físico até metodologia de trabalho) necessária ao seu funcionamento.

Situação Atual: Em 2001 foram efetuados os seguintes cruzamentos de informações: batimento CNIS x RSC; aposentadoria x remuneração e titulares com mais de um benefício.

  • Projeto: GFIP - Retificações

Finalidade: Manter disponíveis informações atualizadas e corrigidas de trabalhadores, empregadores, vínculos empregadores e remunerações nas bases de dados do CNIS,

quando oriundas de GFIPs e seus documentos retificadores, com conseqüente espelhamento para as áreas de Arrecadação e Seguro Social.

Situação Atual: Em agosto, foram concluídos os módulos de carga das solicitações de retificações dos atributos de cabeçalho, perfazendo um total de 80% das solicitações de retificações desde implantação da GFIP (16 milhões de informações processadas).

  • Projeto: Imagem da Folha de Pagamento – GFIP

Finalidade: Isentar o trabalhador do ônus da prova para benefícios trabalhistas e previdenciários; simplificar os procedimentos de coleta de informações sociais; possibilita o controle da arrecadação e direcionar a fiscalização; e subsidiar o planejamento de políticas públicas.

Situação Atual: Em agosto, foram concluídos e processados os módulos da reclamatória trabalhista e retificação do cabeçalho da GFIP.

  • Projeto: Desenvolvimento do Sistema para o Recebimento da GFIP por meio Eletrônico

Finalidade: Transmitir os arquivos oriundos da Caixa Econômica Federal da GFIP para Dataprev.

Situação Atual: Em novembro, foi concluída a ligação CEF/Dataprev. Foram iniciados os testes da capacidade de transmissão de dados.

Operações e Telecomunicações

  • Projeto: Evolução da Rede de Telecomunicação

Finalidade: Garantir a banda, retardo e disponibilidade condizentes com as novas aplicações para uso da Previdência em todo o território nacional e integração de voz e dados entre o MPAS, Direção Geral e Gerências Executivas do INSS, Administração Central, Escritórios Estaduais da Dataprev, CTRJ.O, e CTSP.O.

Situação Atual: No ano foram implantadas: a rede de concentração (backbone); a rede de acesso para os Estados; 100% dos circuitos; a contingência para a rede de concentração (levantamento de viabilidade junto à rede Br@sil_gov); a rede piloto da rede Br@sil_gov (cujo andamento depende do SERPRO e IBGE); e o edital para a rede de acesso do edital para acesso discado.

  • Projeto: Gerenciamento da Rede da Previdência Social

Finalidade: Garantir a disponibilidade e qualidade da rede de telecomunicação da Previdência Social e o tempo de resposta adequando aos serviços e aplicações oferecidos por esta, através da implantação de uma gerência de redes pró-ativa, da

padronização de processos e procedimentos e criar uma infra-estrutura que permita a constante otimização dos recursos utilizados.

Situação Atual: No transcorrer do ano foram realizadas diversas reuniões do grupo de trabalho que subsidiou a KPMG na elaboração do PDTI da Previdência Social.

  • Projeto: Sistema de Autorização de Acesso (SAA), para o Ambiente de Plataforma Baixa.

Finalidade: Garantir adequação dos padrões de segurança de acesso aos sistemas corporativos, conforme as diretrizes definidas no âmbito da Previdência Social.

Situação Atual: Foi elaborado o modelo de tabelas com todas as integridades de negócio já mapeadas e desenvolvidas. Os módulos da aplicação na ferramenta designer foram desenhados e a construção do protótipo foi concluída. Foram concluídos o processo de refinamento do modelo e os requerimentos do sistema. Foi confeccionado o manual do usuário do sistema.

  • Projeto: Sistema de Administração de Banco de Dados

Finalidade: Evoluir e consolidar o sistema SBD nos seguintes aspectos, referindo-se ao ambiente de produção na plataforma DMSII e ORACLE; atender de imediato as áreas de auditoria e desenvolvimento, disponibilizando informações de volume, crescimento, gestores e transações nas diversas bases de dados; disponibilizar a todas as áreas da empresa os dados referentes as diversas bases, através de uma ferramenta de consulta ao SBD, de forma integrada às normas da empresa; minimizar os esforços de alocação de espaço nos processos de reorganização; obter informações, de forma rápida e facilitada, a partir de todos os bancos de dados existentes na empresa; implantar rotinas e relatórios para atender as demandas advindas da produção; captar dados para a plataforma de grande porte (DMSII) e plataforma baixa (Oracle e SQL/Server); gerar documentação do sistema e dos programas envolvidos; interligar com outros setores da empresa, no intuito de permitir uma única fonte de informação, preocupando-se em manter a unicidade da mesma.

Situação Atual: No ano foram concluídas: a sessão de Jad; o modelo de processo de negócios; o modelo de dados (diagrama E-R), com todas as descrições de atributos, domínios e seqüências de bancos de dados; configuração e implantação do servidor de banco de dados que atenderá o sistema, com a instalação do sistema operacional (Linux); o modelo de arquitetura do sistema. Foi implantada a versão inicial do banco de dados, visando atender a demanda específica (Spy e indisponibilidade de banco de dados) e foram geradas telas de entrada de dados para atender a demanda acima.

  • Projeto: Utilização de Sistemas Abertos na Dataprev (software livre)

Finalidade: Disponibilizar através da utilização de software livre na área sistemas operacionais, gerenciamento de rede e desenvolvimento de produtos, soluções em informática para Previdência Social. Criar a cultura de comunidade da Previdência Social para software livre.

Situação Atual: Foi elaborado o edital para prestação de serviços de suporte, consultoria e treinamento; página na Internet; testes de instalação do Linux. Na fase de implantação de migração Novel foi homologado o uso do Conectiva 5.1 e 7.0;

documento básico para migração do Novel para o Linux; aproximadamente 80% dos Escritórios realizaram a migração interna e todos começaram a migração no cliente; foi realizado treinamento interno no ESMS.P e ESMT.P. Testes realizados para instalação do Linux com o D3 da integral; parte da migração do ENVIRON realizada; homologação do Linux Red Hat versão 6.2 e 7.1.

Escritórios Estaduais

  • Projeto: Apoio ao Processo de Melhoria e Expansão da Rede de Comunicação de Dados nos Estados.

Finalidade: Disponibilizar serviços de comunicação de dados adequados às necessidades do cliente nos 26 estados e no Distrito Federal.

Situação Atual : Já foram instalados 97%. Nos pontos ainda não instalados falta definição do imóvel ou execução de obras civis.

  • Projeto: Transformação dos Postos AP em D3

Finalidade: Implementar nova plataforma tecnológica para melhoria de performance, operação e manutenção das APS em 100% dos postos AP e BATCH.

Situação Atual: Faltam apenas transformar 11 APS, cuja previsão é fevereiro de 2002.

  • Projeto: Tratamento e Disponibilização de Informações Gerenciais dos Escritórios Estaduais.

Finalidade: Implantar Sistema de Acompanhamento Gerencial – SIAGE, para todos os Escritórios Estaduais e Administração Central.

Situação Atual: O projeto está em andamento com protótipo no Ceará.