Inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial
 

  

Podem se inscrever:


  • Pessoas que não possuem: PIS/PASEP ou Número de Inscrição do Trabalhador - NIT.

Observações:

Caso você tenha efetuado recolhimentos, em qualquer época, através de Carnê/GRPS/GRCI/GPS, já está cadastrado na Previdência Social, portanto, não há necessidade de novo cadastramento.
Aquele que já estiver cadastrado no PIS/PASEP deverá efetuar os recolhimentos das contribuições informando o número do mesmo na Guia da Previdência Social - GPS.

  • Pessoas que  exercem atividade desde 29/11/99: como Contribuinte Individual (empresário, autônomo ou equiparado), Empregado Doméstico ou Segurado Especial, e que ainda não se inscreveram.

Observações:

  1. O INSS poderá solicitar a comprovação das informações prestadas na inscrição, quando do requerimento de qualquer benefício, se necessário. 

  2. Se você exerceu atividade em períodos anteriores a 29/11/99, a sua inscrição somente deverá ser efetuada  nas Agências da Previdência Social.

  • Pessoas que  querem  filiar-se  como segurado facultativo: desde que não estejam exercendo atividade que as enquadrem como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social, e que sejam maiores de 16 anos.
    Exemplo: a dona de casa, estudante, etc....

Observação: Os segurados facultativos que passarem a exercer atividade devem   informar ao INSS  a alteração de categoria.

 

Esclarecimentos:

  • A inscrição perante o Regime Geral de Previdência Social independente da sua categoria é única e permanente, cabendo apenas alterações cadastrais quando necessárias.

  • Você deve informar seus dados pessoais  da forma mais correta e completa possível, pois o seu benefício dependerá destes dados.

  • Se você precisar alterar os dados após concluído o cadastramento, dirija-se a uma Agência da Previdência Social.

  • Se você já possui um número de cadastramento (Número de Inscrição do Trabalhador - NIT)  e o mesmo foi perdido ou extraviado, ligue para 135 ou procure uma Agência  da Previdência Social .

  • Informações sobre o preenchimento da Guia da Previdência Social - GPS.

  • Clique a seguir para calcular sua contribuição e gerar a guia de recolhimento:

- se filiado até 29/11/1999.

- se filiado após 29/11/1999.