Acesse o Portal do Governo Brasileiro 

             Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social


| home | Mapa | webmaster

  Sexta-feira, 30 de novembro de 112

Apresentação

Serviços

Consultas a Dados
Previdenciários

Dataprev na Imprensa

Ações Sociais

Licitações

Outros Links

fome zero

Última atualização: 03/12/2012

COMPREV
Sistema de Compensação Previdenciária entre o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).


O COMPREV tem por objetivo operacionalizar a Compensação Previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social e os Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadorias e pensões, visando atender à Lei nº 9.796 de 05 de maio de 1999 e ao Decreto nº 3.112, de 6 de julho de 1999, alterado pelo Decreto nº 3217, de 22 de Outubro de 1.999 e a Portaria MPAS nº 6.209 de 16 de Dezembro de 1.999.

 É um sistema composto por diferentes módulos, com menus específicos para os diferentes usuários que dele se utilizarão, quais sejam:  MPAS, INSS e os RPPS.

Os módulos que compõem o COMPREV são :

 

Módulo

Disponível

RGPS Origem

Sim

RGPS Instituidor

Sim

Ajuste de Contas

Não

Revisão / Atualização

Não

Digitalização

Sim

 

O COMPREV utiliza-se da Internet / Intranet como meio prático de acesso a todos os seus usuários, facilitando, principalmente a formalização dos requerimentos de compensação previdenciária entre os regimes, além do acompanhamento de todas as fases da tramitação do processo e da manutenção dos pagamentos de compensação, eliminando por completo a necessidade de comprovação documental física, quando utilizado o módulo de digitalização para envio dos documentos.

 Configuração Mínima para utilização do COMPREV :

-       Equipamento que suporte o sistema operacional WINDOWS 98/2000. A configuração mínima deverá ser:   32MB de memória RAM , espaço em disco disponível de 50MB  

-      Protocolo de comunicação TCP/IP para comunicação via INTRANET/INTERNET

-      Impressora jato de tinta

-      SCANNER  com  driver para formato TWAIN, qualidade mínima de captura de imagem 300dpi, monocromático suportando até 256 tons de cinza, que permita a digitalização de documentos no padrão TIFF4 (CCITT GROUP 4). (obs: Poderá ser utilizado também driver para formato ISIS, entretanto ficará condicionado à aquisição da respectiva licença de uso da PIXTOOLS)

-       Browsers habilitados para Applet - Internet Explorer (com exceção do IE10 ) e Firefox;

-       JRE - Java Runtime Environment (1.6.0.*);Clique aqui para baixar o JRE 1.6.25

Ao acessar sistema comprev web - Módulos RO e RI (entes federativos), clique no link http://www6.dataprev.gov.br/CV3

Se desejar instalar o módulo de digitalização, clique no botão correspondente à sua versão do Windows. 

Windows 95/98.

download3.gif (1391 bytes)

Windows 2000 e XP

download3.gif (1391 bytes)

Windows 7.

download3.gif (1391 bytes)

Atualização para o COMPREV com opção trocar senha

download3.gif (1391 bytes)

Após o término, execute o programa COMPREV_DIG.EXE ou COMPREV_DIG_2000.EXE para dar início à instalação do sistema.

 ATENÇÃO.
  1)Em todos os casos de instalação, mesmo que o próprio sistema não peça boot, é necessário fazê-lo para atualizar a versão.
  2)Antes de utilizar o sistema, verifique com o administrador da sua rede ou provedor a habilitação das portas 20 e 21(Digitalização).
 

 Ao final, o sistema terá criado, em sua área de trabalho do Windows, o ícone do COMPREV.
  Clique no ícone para iniciar o acesso ao sistema.

 A permissão de acesso ao COMPREV, para o usuário RPPS, se dará a partir da assinatura do Convênio com o MPAS/INSS, onde serão fornecidas senhas iniciais de usuário e de acesso ao sistema.

 Para se utilizar o módulo de Digitalização, deve-se obter o Código de Ativação. Clique no link abaixo para obtê-lo.

Ativação

Para download do Manual de Digitalização, acionar o botão a seguir. (Obs: O Manual encontra-se compactado e deverá ser lido com o software Acrobat Reader.)


Manual de Digitalização

Para fazer o download do Tutorial de acesso ao Comprev WEB. clique no link abaixo.


Tutorial de acesso ao Comprev WEB

Para fazer o download do software Acrobat Reader clique no link abaixo.


Acrobat Reader 4.0

Perguntas Mais Frequentes (FAQ)

Informações importantes: É importante destacar que para a efetiva utilização do COMPREV que o acesso será por meio do Sistema de Autorização de Acesso - SAA, para os Entes Federativos o cadastro é realizado na Divisão da Compensação em Brasilia/DF.


Aviso Importante

"A partir da competência JUNHO/2004 serão processados, no sistema COMPREV, os ajustes de contas entre os valores de compensação do RO (RGPS como regime origem) e o RI (RGPS como regime instituidor). Assim, o pagamento do fluxo de compensação será efetuado conforme o saldo apurado, que se for a crédito do INSS, deverá ser recolhido por GPS até o 5º dia útil do mês subseqüente à competência a que se refere, de acordo com o §2º, art. 6º, da Lei nº 9.796/99 e §2º, art. 16, do Decreto nº 3.112/99. Os valores dos saldos estarão disponíveis no sistema COMPREV - Módulo RI - Consultas - Operacionais. O formulário de GPS e as orientações para preenchimento e recolhimento do saldo de compensação previdenciária devido ao INSS estão disponíveis no site do MPS: www.mpas.gov.br/Serviços/Empregador/Guia da Previdência Social-GPS ou www.mpas.gov.br/previdencia_do servidor/compensação previdenciária/preenchimento da GPS para compensação. Os Entes Federativos conveniados como Ministério da Previdência para fins de compensação previdenciária, que já estão cadastrados no sistema COMPREV e habilitados para acesso ao mesmo, deverão efetuar as análises dos requerimentos de compensação efetuados pelo RGPS (como regime instituidor), que já se encontram disponíveis no módulo RI do sistema, e proferir decisão de concessão ou indeferimento, visando o cumprimento da legislação pertinente (Lei nº9.796/99, Decreto nº3.112/99, Portaria/MPAS nº6.209/99)."

Maiores detalhes, ou ainda dúvidas que possua sobre a Compensação Previdenciária, poderão ser esclarecidas, através do e-mail a seguir indicado.

comprev@inss.gov.br

Copyright © 2003 – DATAPREV