Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

A Dataprev conta com infográficos estratégicos que apresentam graficamente soluções desenvolvidas pela empresa e traduzem a dimensão dos dados sociais estratégicos sob sua guarda, que possibilitam o aprimoramento e a execução de políticas públicas. Os conteúdos são produzidos pela Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCO).

Atualizado em: 
24/09/2025

Imagem de detalhe de infográfico, com textos e númerosVinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e com 50 anos de atuação, a Dataprev é parceira estratégica do Governo Federal na manutenção e ampliação de iniciativas de digitalização, automação de processos e transformação digital dos serviços públicos.

Arte: David Sá/CGCO

 

Dataprev em números - Dados para cidadania (PDF 524 KB)

 

Infográfico Auxílio ReconstruçãoBastaram 15 dias para que a Dataprev desenvolvesse o sistema do Auxílio Reconstrução, que identificou e pagou R$ 5,1 mil a cada família desabrigada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. Confira os números envolvidos na operação.

Arte: David Sá/CGCO

 

Auxílio Reconstrução - Dados de julho de 2025 (PDF 515 KB)

 

Detalhe de infográfico sobre o Centro de Operações de Segurança (em inglês: Security Operations Center – SOC) O infográfico detalha a atuação da equipe do Centro de Operações de Segurança (em inglês: Security Operations Center – SOC) da Dataprev. A estrutura faz parte da Diretoria de Gestão de Infraestrutura de TIC (DGI) e trabalha no tratamento e resolução de incidentes 24 horas por dia – sete dias por semana.

Arte: David Sá/CGCO

 

Centro de Operações de Segurança - Dados de janeiro a julho de 2025 (PDF 582 KB)

 

Plataforma AssistencialCom 9 serviços disponíveis na palma da mão do cidadão, o aplicativo Novo Cadastro Único já alcançou mais de 83 milhões de consultas e realizou 5 milhões de atualizações de dados cadastrais. A ferramenta digital, que já registrou 14,5 milhões de downloads, foi desenvolvida pela Dataprev para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Arte: David Sá/CGCO
 

Plataforma Assistencial - Dados de junho de 2025 (PDF 227 KB)

Sistema de concessão e pagamento de benefícios previdenciários e assistenciaisO infográfico apresenta os sistemas de concessão e pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais desenvolvidos para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), assim como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de direitos, como aposentadorias e salário-maternidade. Só em 2022, foram processadas 5,25 milhões de concessões. Por mês, são pagos quase 39 milhões de benefícios previdenciários (mais de 33,3 milhões) e assistenciais (cerca de 5,2 milhões).

Arte: David Sá/CGCO
 

Sistema de concessão e pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais - Dados de julho de 2025 (PDF 534 KB)

Fact Sheet - Trabalho e EmpregoA publicação traz informações a respeito da atuação da Dataprev na área de Trabalho e Emprego. A Carteira de Trabalho Digital (CTPS – Digital), por exemplo, é uma solução tecnológica Dataprev desenvolvida para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente em 2023, o aplicativo alcançou 300 milhões de acessos. Atualmente, são 71 milhões de usuários e 30 serviços disponíveis para o trabalhador.

Arte: David Sá/CGCO

Trabalho e Emprego - Dados de julho de 2025 (PDF 565 KB)

Infográfico Centro de Operações de RedeO documento traz as principais ações do Centro de Operações de Rede ou em inglês Network Operation Center (NOC). Em formato de infográfico, o NOC, como é mais conhecido, é onde ocorre o monitoramento e sustentação dos serviços da Dataprev em seus três data centers. As equipes técnicas que atuam no NOC fazem parte da Diretoria de Gestão de Infraestrutura de TIC. O NOC trabalha na prevenção e gestão de incidentes e atua 24 horas por dia. A ferramenta monitora mais de 12 mil servidores. Em média, mais de 86% dos alertas registrados pela estrutura são resolvidos pelos especialistas do NOC. 

Arte: David Sá/CGCO
 

Centro de Operações de Rede - Dados de janeiro a julho de 2025 (PDF 552 KB)

Infográfico Jornada de vida do cidadãoA plataforma social é um produto interministerial. Está sendo desenvolvida pela Dataprev para atender a uma demanda da Secretaria de Governo Digital (EGD), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), envolvendo bases de dados e ferramentas de diferentes órgãos. A habilitadora para os serviços e para envio de informações é a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento único de identificação de todos os brasileiros, conforme a Lei nº 14.534/23, que determinou o uso do CPF como chave primária do registro único no país. Confira no infográfico, publicado na Revista Resultados, como estão sendo conectadas as bases dos vários cadastros federais de diferentes órgãos.

Arte: Thiago Venturotti/CGCO
Divulgação: Novembro de 2023

Infográfico Jornada de vida do cidadão (PDF 242.55 KB)