Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 03/09/2025 - 16:44

Três mais populares aplicativos desenvolvidos pela Dataprev registraram alta nos acessos no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado 

A imagem mostra três pessoas segurando celulares. Na tela dos celulares estão os apps da Carteira de Trabalho Digital, Meu INSS e CadÚnicoOs três mais populares aplicativos desenvolvidos pela Dataprev registraram aumento de acessos no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento foi de 76% no app da Carteira de Trabalho Digital e do Cadastro Único, e de 28% no Meu INSS. O crescimento das visitas ocorreu junto à ampliação dos serviços ofertados.  

O app mais utilizado, a Carteira de Trabalho Digital, teve 694, 9 milhões de acessos de janeiro a junho deste ano, enquanto no ano passado esse número foi de 394,9 milhões. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), houve 6,2 milhões de novas habilitações do documento digital no primeiro semestre deste ano, uma média diária de 32 mil habilitações. 

Um dos destaques deste semestre é o lançamento do Programa Crédito do Trabalhador do Governo Federal. Sob a gestão do MTE, o Crédito do Trabalhador já ofertou R$ 20 bilhões e a plataforma tecnológica registrou 229 milhões de simulações de crédito até o final de julho.  

Por meio do aplicativo também é possível consultar o histórico de empregos formais, solicitar abono, seguro-desemprego e acessar conteúdos especiais divulgados pelo MTE.  

Cadastro Único  

O aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) acumulou 24,6 milhões de visitas no primeiro semestre deste ano, ante 13,9 milhões no mesmo período do ano passado. 

O app dá acesso aos dados cadastrais das famílias, que podem emitir o comprovante de cadastro para solicitar a participação em novos programas do governo, além de consultar os benefícios recebidos. 

Ao longo do primeiro semestre, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Dataprev, modernizou o sistema do Cadastro Único, implementando uma plataforma que permite a interligação online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias. Neste processo, houve mutirões de atendimento, quando equipes com entrevistadores sociais realizaram cadastros em tablets e celulares.  

 Meu INSS 

O app Meu INSS, voltado para os benefícios de previdência e seguridade social, teve 428,5 milhões de acessos no primeiro semestre deste ano, contra 335,2 milhões no mesmo período do ano passado. 

Um levantamento dos serviços mais acessados dentro do app até julho deste ano indica que o mais demandado é a consulta de solicitações, que acumulou mais 18 milhões de acessos até julho, seguido pelo extrato de pagamento, que somou 9,5 milhões.  

Um dos aprimoramentos realizados no aplicativo Meu INSS foi a implementação da Navegação Inteligente (NAVI), que é a recomendação de serviços a partir do perfil dos usuários – com base em características como faixa etária e benefícios.  Desta forma, o catálogo é reorganizado pela necessidade do cidadão, facilitando a jornada dentro do app, que inclui mais de 100 serviços digitais, entre eles: laudo médico, prorrogação de benefício, emissões de guia de pagamento e extrato do imposto de renda.