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Dataprev Explica – Plataforma UNA
Publicado em:
ter, 25/02/2025 - 11:07
Atualizado em:
qua, 12/03/2025 - 12:31
Vários clientes já contrataram a plataforma de serviços digitais da Dataprev, que unifica canais de atendimento e funcionalidades de gestão

A solução é de rápida implantação, configurável para a realidade de cada órgão e com uma estrutura escalável para atender a diferentes volumes de dados. As funcionalidades da plataforma facilitam a gestão ponta a ponta de serviços ofertados aos cidadãos –, desde a entrada de uma solicitação (de benefício, direito, programa social, etc.), até a conclusão do processo de análise e de autorização.
Por meio da internet, é possível, por exemplo, requerer atendimento presencial ou remoto, bem como o devido acompanhamento do andamento e tramitação de documentos para o órgão.
Estrutura
A Plataforma UNA tem quatro módulos: cidadão, atendimento, back office e administração. No módulo “área do cidadão” estão as funcionalidades para realização e acompanhamento de requerimentos de serviços. O módulo “atendimento” é voltado à gestão dos atendimentos presenciais nas unidades designadas pelo órgão, com a emissão de senhas, e subsidia os gestores com informações em tempo real das solicitações.
Já o módulo “back office” (tarefas) possibilita controlar a tramitação eletrônica, do início até a conclusão, com alocação dos processos conforme as competências dos profissionais de cada unidade de atendimento. O módulo de “administração” é restrito a gestores e faz a gestão do portfólio de serviços. Integra-se em tempo real aos demais módulos e auxilia no gerenciamento da força de trabalho que será empregada nos atendimentos.
A UNA promove também a aceleração no desenvolvimento de soluções pela Dataprev, já que outros módulos podem ser adicionados e conectados à plataforma, de acordo com o contexto de cada cliente. É o caso, por exemplo, da integração do módulo de registro profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do módulo de recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
A natureza escalável e adaptável da solução é que permite uma rápida implantação em diferentes órgãos, nos quais o atendimento ao cidadão ou ao público interno são fluxos comuns. A UNA não é uma sigla, mas um conceito que indica a integração de plataformas.
Além do MTE e do CRPS, já são clientes da Plataforma UNA da Dataprev o Comando da Aeronáutica (Minha FAB), a Secretaria de Serviços Compartilhados (Cape Digital), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e o Ministério das Cidades (Minha Casa, Minha Vida/Reconstrução RS). Em cada contexto, a plataforma produz soluções personalizadas e pode ganhar nomes específico como o Minha FAB, ou o Cape Digital, no MGI. A UNA também está em processo de implantação na Casa da Mulher Brasileira, iniciativa do Ministério das Mulheres, e no Ministério da Previdência Social.
A Plataforma UNA é um marco dos produtos multimercado da Dataprev, e pretende contribuir para impulsionar a transformação digital do Estado brasileiro.
Sobre o Dataprev Explica - O Dataprev Explica começou a ser publicado em março de 2024. O objetivo é esclarecer e traduzir termos, tecnologias ou temas relevantes da TI e da transformação digital. O conteúdo é publicado quinzenalmente nos canais oficiais da empresa.
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