Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev lança Minha FAB, primeiro cliente da plataforma de serviços digitais UNA
O piloto da solução foi anunciado pela Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio, durante celebrações do Dia dos Veteranos
A plataforma de serviços digitais Minha FAB, desenvolvida pela Dataprev, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (7), durante celebração do Dia dos Veteranos, realizada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Com isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) é a primeira cliente da Plataforma Unificada de Atendimento UNA, solução da empresa no formato multiplataforma, preparada para atender a diferentes clientes com a mesma estrutura de serviços.
“A FAB foi parceira de primeira linha, que nos ajudou a construir essa primeira versão da plataforma”, explicou o diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev (DRN). Alan Santos. “A mesma solução será entregue, ainda este ano, a pelo menos quatro clientes, que poderão habilitar portais de serviços com sua marca e as funcionalidades que julgarem relevantes.”
Segundo Santos, é uma mudança importante de estratégia de atuação da Dataprev. “Ao longo do tempo, a empresa vem desenvolvendo soluções sob medida, mas, para alcançar todo o potencial e necessidade de transformação digital do país, é necessário avançar nesse conceito, de soluções modulares e interoperáveis, que se encaixam para atender várias entidades, em prazos cada vez mais curtos.”
Plataforma UNA
A plataforma UNA é uma solução desenvolvida pela Dataprev a partir de experiências bem-sucedidas junto aos seus clientes, como a própria FAB. Tem rápida implantação, é configurável para a realidade de cada órgão e conta com estrutura escalável para responder a diferentes volumes de dados.
A plataforma oferece a gestão ponta a ponta de serviços digitais e presenciais ofertados aos cidadãos, desde a solicitação de pedidos de benefícios até a conclusão da análise e decisão da solicitação. Na sua primeira versão, tem prontos os módulos que estão no Minha FAB, cujo contrato foi firmado em setembro passado, com início agora do piloto operacional. São recursos para atendimento, tratamento do fluxo de serviços da retaguarda, requerimento, definição sobre os pedidos de benefício. Mas a plataforma, ressaltou o diretor da Dataprev, contempla outros módulos que vão sendo ativados gradualmente, à medida que avança a implantação.
Minha FAB
A Minha FAB, inspirada no portal Meu INSS, reúne serviços para veteranos e pensionistas da Aeronáutica, um público potencial de 150 mil usuários. Eles poderão requerer pensões online, inclusive pelo celular, e acompanhar o processo relacionado ao benefício. “Nossa expectativa é apoiar os vários serviços, simplificando o acesso dos veteranos e ativos, ampliando a capacidade de atuação da equipe do Comando Geral de Pessoal", afirmou Santos. Também poderão ser incluídos na Minha FAB funcionalidades como solicitação de identidade militar, agendamentos, consultas documentais, perícias médicas, entre outros. Tudo isso de forma eletrônica e a distância.
A plataforma é composta por quatro módulos. O módulo “área do militar”, para realização e acompanhamento de requerimentos de serviços, enquanto o módulo “atendimento” apoia a gestão dos atendimentos presenciais nas unidades designadas pelo Comando da Aeronáutica (Comaer), com a emissão de senhas, e provê aos gestores informação para o acompanhamento em tempo real das solicitações.
Já o módulo “back office tarefas” possibilita controlar a demanda desde a sua solicitação até a conclusão do serviço, e alocar processos conforme as competências dos profissionais de cada unidade. Por fim, o módulo de “administração”, restrito a gestores, facilita a gestão do portfólio de serviços, com integração em tempo real com os demais módulos e o gerenciamento da força de trabalho que será empregada nos atendimentos.
A implantação do projeto Minha FAB se traduz em um marco importante nos produtos multimercado da Dataprev, consolidando a plataforma UNA como uma solução robusta e de fácil implantação pelos órgãos públicos, e com isso, impulsionando o processo de transformação digital do Estado brasileiro. A apresentação da plataforma, na Base de Recepção dos Veteranos (Brevet), no Campo dos Afonsos, fez parte da cerimônia de homenagem aos veteranos, que desfilaram mesmo sob chuva. De acordo com o texto da Ordem do Dia lida na solenidade, a implantação da Minha FAB foi inserida entre as inciativas da Diretoria de Administração e Pessoal (Dirap) no campo tecnológico para dar celeridade à concessão de benefícios, transparência e fluidez nos processos administrativos.
"São inúmeras as possibilidades de utilização do Minha FAB. Todos os serviços que os militares necessitam poderão ser incluídos nesta plataforma, como: solicitação de identidade militar, agendamento, consultas, perícia médica, entre outros", explicou o Comandante Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.
*Com informações da Dataprev e da Agência Força Aérea