Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev participa de lançamento do livro Economia Solidária Digital na Enap
Obra será um guia para empregados e servidores públicos na criação de políticas públicas
As iniciativas de economia solidária digital podem ser implementadas em diversos setores da economia, como transporte de pessoas e mercadorias, cultura, tecnologia, trabalho de cuidados e agricultura familiar. Com o objetivo de guiar trabalhadoras e trabalhadores e servidores públicos sobre o tema, foi lançado o livro Economia Solidária Digital, na última quarta-feira (14), na biblioteca da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participou da cerimônia de lançamento do livro.
Para Assumpção, a Dataprev é uma aliada que pode estruturar a capacidade tecnológica da economia solidária. “Na organização dos processos da economia solidária, realidades podem ser criadas, mas precisamos compreender que o investimento público também será primordial. O país não é líder em produção de tecnologia, mas somos um dos principais consumidores de tecnologia do mundo, isso é uma vantagem, inclusive para a criação de iniciativas de economia solidária”, destacou.
A cerimônia contou com a presença dos autores, Emanuele Rubim e Lucas Milanez, da coordenadora-geral na GNova Inovação Aberta da Enap, Keicielle Schimidt, do diretor do DigiLabour, Rafael Grohmann, e do secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho.
A publicação é resultado de um projeto conjunto com o Laboratório de Pesquisa DigiLabour, a Fundação Rosa Luxemburgo e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes). O livro apresenta possibilidades de articulação entre a economia solidária e economia digital em uma atualidade que é marcada pelo crescimento de aplicativos e plataformas. A obra propõe alternativas que articulam governança democrática, o uso de dados para o bem comum e o desenvolvimento de tecnologias pelas próprias comunidades.
A versão virtual do livro está disponível para download gratuito aqui.
*Com informações Enap