Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Desenvolvida pela Dataprev, IdeiaX impulsiona inovação nos 200 anos do Senado Federal
Parceria estratégica com a Dataprev viabilizou plataforma para promover criatividade e eficiência no legislativo. Ação resultou em soluções como aplicativo para Comissão de Meio Ambiente e o jogo de tabuleiro “Eleitos: O Jogo da Democracia”
Lançado no início deste mês pelo Senado Federal, o jogo de tabuleiro “Eleitos: O Jogo da Democracia” foi idealizado durante o "1º Desafio de Inovação do Senado: 200 anos e Além", ação elaborada com a parceria estratégica da Dataprev, com o objetivo de celebrar o bicentenário do órgão legislativo de forma inovadora. Na ocasião, a empresa cedeu a plataforma IdeiaX para estruturar a competição. Além do jogo, foi selecionada uma solução tecnológica para aprimorar o trabalho na instituição.
Desenvolvida pelo Departamento de Inovação da Dataprev (DEIN) em 2018, a IdeiaX é uma plataforma de gestão da inovação que busca estimular a participação de empregados no processo de criação de soluções inovadoras. Para isso, o ambiente virtual proporciona a criação de desafios específicos e iniciativas espontâneas que promovem o engajamento e a criatividade.
“O papel do IdeiaX foi ser o instrumento para o cadastro das ideias de cada um dos desafios por todo o corpo funcional do Senado Federal. Além do cadastro das ideias, a equipe gestora do desafio pôde definir os critérios, avaliar todas as ideias de forma ágil e prática e fazer a classificação das ideias para selecionar as cinco melhores de cada desafio”, explicou o líder de equipe da Divisão de Gestão do Laboratório de Inovação (DILI) da Dataprev, Luiz Guilherme Guercio Benini.
Os empregados do Departamento de Inovação da Dataprev (DEIN) também foram responsáveis por ministrar treinamentos e dar suporte à equipe do NaInova, Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal. Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, as organizações precisam inovar para acompanhar as transformações que acontecem no mundo. “O exercício de inovação não é fácil, mas é necessário vencer as resistências para que novos instrumentos — como esse jogo — sejam criados”, declarou.
Saiba como funcionou o desafio
A ação comemorativa foi dividida em duas categorias principais: APPrimora e Senado em Jogo. Na categoria APPrimora, os participantes foram desafiados a aprimorar processos de trabalho no Senado utilizando diversas tecnologias. Para esta categoria, foram enviadas 52 propostas. O vencedor foi Airton Aragão, servidor da Secretaria de Apoio à Comissão de Meio Ambiente, com sua solução de PowerApp para assessores dos membros de comissão. A proposta de aplicativo criada pelo servidor tinha como objetivo centralizar e otimizar os processos de trabalho, proporcionando maior autonomia aos assessores parlamentares. A solução será implementada na Comissão de Meio Ambiente, com planos de expansão para outras unidades.
Já a segunda categoria, Senado em Jogo, teve como objetivo criar um jogo educativo que promovesse o aprendizado sobre o Senado Federal. Entre as 30 propostas submetidas, a do empregado da Assessoria Técnica da Secretaria de Comunicação, Valter Rosa Júnior, foi a vencedora. Com o nome "Eleitos - O Jogo da Democracia", o jogo de tabuleiro aborda temas como cidadania e democracia por meio de um quiz focado no papel e na atuação do Legislativo para estudantes do Ensino Médio.
Além de senadores e outras autoridades, o jogo "Eleitos: O Jogo da Democracia" será distribuído entre os participantes do Programa Jovem Senador 2024. Isso inclui coordenadores estaduais, jovens senadores e senadoras de 2024, além dos professores orientadores. “Esse primeiro lote vai ser usado para uma introdução política aos senadores e às secretarias de educação. Depois desta etapa, os jogos vão para as escolas”, destacou o coordenador do Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal, Henrique Porath.
Iniciamente, serão distribuídas 2 mil unidades a escolas em todo o Brasil. Cada uma das 81 escolas finalistas do programa deste ano também receberá um exemplar do jogo. Depois disso, outras escolas públicas de Ensino Médio também poderão solicitar o jogo por meio da internet. Vale ressaltar que serão priorizadas as escolas que já participam do Programa Jovem Senador.
*Com informações do Senado Federal/ Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado