Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 28/02/2024 - 17:17

Recebem primeiro os que ganham até um salário mínimo e têm benefício terminado em 1. Créditos serão feitos até 7 de março. Dataprev é responsável pelo processamento mensal de dados dos segurados e pensionistas do Instituto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que nesta semana será iniciado o pagamento de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1. A Dataprev é responsável, mensalmente, por gerar e processar os dados dos cidadãos na folha de pagamentos do INSS.

Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412), os depósitos referentes a fevereiro começam no dia 23 de fevereiro e vão até 7 de março. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de março, para os que têm cartão final 1 e 6.

O INSS paga, mensalmente, 39.036.865 benefícios previdenciários. Desse total, 5.657.745 são assistenciais, e 33.379.120 previdenciários. O número de pessoas que recebe até um salário mínimo é de 26.168.062. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas, segundo dados de janeiro deste ano.

Os beneficiários podem saber os valores que irão receber de duas formas: ligando para a central de atendimento 135 e pelo aplicativo ou site Meu INSS – desenvolvido pela Dataprev para o Instituto. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que têm acesso à internet, podem acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento". É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

* Com informações do INSS.