Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 05/11/2024 - 16:35

Dados para cidadania. Memórias partilhadas. foi lançado em comemoração pelos 50 anos da empresa

 

Capa do livro Dados para a Cidadania, Memórias Compartilhadas Lançado na segunda-feira (4), como parte das comemorações pelos 50 anos da Dataprev, o livro Dados para cidadania. Memórias partilhadas. conta a trajetória da empresa e sua relação com transformação da sociedade brasileira. Reunindo ensaio histórico e testemunhos de beneficiários de programas sociais, o texto intercala a trajetória institucional da Dataprev com o impacto de políticas públicas em cidadãos dos quatro cantos do Brasil, mostrando como o dia a dia da população é afetado e refeito por benefícios diversos, como Bolsa Família, Auxílio Reconstrução e Bolsa Verde. Tanto o texto quanto a concepção gráfica causam a impressão de dois livros em um no primeiro momento, mas se casam no objetivo de mostrar a importância do trabalho da Dataprev.  

Autor do livro, o jornalista e assessor da Dataprev Maurício Falavigna explica o formato: “Primeiro houve o desafio de contar a história da Dataprev sem ficar preso a um texto essencialmente historiográfico, acadêmico, até pelas limitações de tempo e de fontes. Por isso se procurou trazer o contexto político ao longo desse tempo, mostrar como os marcos principais que constituíram os caminhos da empresa se coadunavam com o espírito de cada governo e cada anseio da sociedade. Que fosse mais leve e, ao mesmo tempo, trouxesse a evolução tecnológica, especialmente nas últimas duas décadas. Indo pelo caminho da importância social do trabalho da Dataprev, ouvir a voz de cidadãs e cidadãos que estão na ponta desse trabalho, beneficiários de políticas públicas que sentem em sua vida os resultados de cada política que conta com o auxílio da Dataprev em sua execução”.  

O design da obra foi pensado para ressaltar as duas narrativas distintas, deixando claro que era sobre o mesmo conteúdo. O designer da Dataprev Thiago Venturotti, que assina o projeto gráfico e a diagramação, ao relembrar esse processo, conta: “Acabamos realizando um passeio pela história do Brasil. A divisão em duas partes de conteúdo e narrativas acabou fazendo sentido. Definimos o tipo de grade para poder desenhar a página e dispor o conteúdo de forma a gerar uma página clara, iluminada. Acho que foi um objetivo alcançado, tanto pela fluidez do texto quanto pela diagramação iluminada”.

Os depoimentos abrangem casos das cinco regiões brasileiras. As viagens de Maurício e do fotógrafo Felipe Varanda trazem o olhar de surpresa. Felipe afirma que “viajar pelas cinco regiões foi uma chance única para conhecer um Brasil expresso em números, mas pouco conhecido em histórias de vida. Testemunhar a diferença que os diversos auxílios fazem na vida dessas pessoas, conhecer suas trajetórias individuais, dá sentido a ideia de Brasil e de ser brasileiro”.   

Thiago destaca que “foi um prazer unir a estratégia de design com um conteúdo que fala de povo brasileiro. Na capa, os vários barcos dentro do rio, refletem o povo brasileiro, a diversidade de barquinhos coloridos... É a nossa gente saindo da imaginação do Brasil urbano, das metrópoles que conhecemos muitas vezes como única realidade”. Felipe acrescenta: “olhar a Dataprev como fio condutor desses trajetos percorridos revela o esforço histórico do Estado em chegar em pontas tão ramificadas”. 

E Maurício completa: “foi uma oportunidade de descobrir resultados que vão além do lugar comum, do que é comentado ou imaginado pela opinião pública. Descobrir, por exemplo, que uma das benesses do Bolsa Família que vi no Cariri foi a permanência na cidade, a possibilidade de continuar a vida – estudos, trabalho, família – no lugar em que se nasceu, se aprendeu a amar. Descobrir que o Auxílio Reconstrução não se refere simplesmente à casa, mas à memória de cada um que passou por uma tragédia e teve que reconstruir sua própria história. Tivemos contato direto com culturas, modos de vida, falas, rostos e gestos que são tão locais e, ao mesmo tempo, uma parte de nosso imaginário e de nossa vida diária como brasileiros”.

O livro está disponível para download no site especial pelos 50 anos da Dataprev.

Clique aqui para conferir