Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 17/01/2025 - 14:53

O chamado Novo Cadastro Único estará disponível a partir de março e facilitará a interconexão com outras bases de dados para atualização de informações

Imagem de mulher com o filho pequeno em mesa, sendo atendida por homem em frente a computadorA Dataprev concluiu em dezembro o desenvolvimento de um novo sistema para gestão do Cadastro Único (CadÚnico) que, até março, estará implantado como base primária na empresa. Na prática, a nova solução vai automatizar o preenchimento de dados, utilizar biometria e permitir uma verificação mais eficiente das informações fornecidas pelos beneficiários. O cadastro é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e principal fonte de 43 programas sociais do Governo Federal, com 94,6 milhões de inscritos, que compõem 41 milhões de famílias.

A nova plataforma vai trocar dados com diferentes bases do Governo Federal e permitir ampliar a automação de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias. Isso significa que a modernização vai promover maior precisão e confiabilidade aos mais de 40 programas sociais federais que utilizam os dados do Cadastro Único para selecionar seus beneficiários, como o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O novo sistema aperfeiçoará o fluxo de dados entre os entes governamentais envolvidos na concessão dos benefícios e a integração com outras bases, inclusive municipais, para qualificação dos dados. “Recebíamos os dados da Caixa, e as integrávamos ao nosso ecossistema. Agora, o processo se inverte: a base primária vem para a empresa, que vai replicá-la para a Caixa”, explicou o diretor de Produtos e Soluções da Dataprev, Flávio Sampaio, em entrevista publicada na Revista Dataprev Resultados, edição especial de 50 anos da empresa.

Segundo a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, a mudança trará facilidades. De um lado, para o operador, que não precisará mais preencher todo o cadastro, porque boa parte das informações virá da base nacional. De outro, simplificará a vida de quem vai se cadastrar. “Estamos falando de pessoas de baixa renda, vulneráveis, que não dispõem de tempo nem de recursos financeiros para se deslocar a instalações públicas a fim de prestar informações que o poder público já possui”, destaca. 

A mudança para a nova plataforma será feita de uma única vez, com o desligamento do sistema anterior e a habilitação do novo portal, que se tornará a única fonte de gestão das informações cadastrais. “A grande inovação desta iniciativa é benéfica para a população e para a segurança da informação, pois evitará muitas fraudes cibernéticas com os dados do cidadão”, diz Letícia Bartholo. 

Programa de capacitação contínua  

A logística de implantação do novo CadÚnico envolve um amplo trabalho de capacitação e treinamento, preparado pela Dataprev para atender às equipes do MDS e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), responsáveis pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O treinamento envolverá a apresentação da nova solução, mas terá um ciclo recontínuo, para cobrir a rotatividade de pessoal, criando uma rotina de treinamento e capacitação permanente.

  • O que muda para o cidadão 

Na prática, será mais rápido e fácil para o beneficiário se cadastrar ou atualizar as informações no sistema. As famílias em situação de vulnerabilidade terão acesso mais ágil aos programas sociais. O cidadão poderá utilizar o aplicativo ou entrar pelo computador para atualizar os dados e saber mais informações do benefício a ser concedido. 

  • O que muda para o operador 

Todos os usuários municipais ou estaduais cadastrados e ativos no Sistema de Cadastro Único da Caixa serão habilitados automaticamente para acesso ao Portal Cadastro Único pela Dataprev. Grande parte dos dados será preenchida automaticamente, diminuindo a carga de trabalho manual e a probabilidade de erros. A partir de fevereiro, a Dataprev e o MDS realizarão treinamentos, organizados em três níveis: básico, intermediário e avançado para os operadores entenderem algumas mudanças.

  •  Sobre o CadÚnico 

 A última atualização do Cadastro Único ocorreu em 2010. Ao longo dos anos, o CadÚnico se consolidou como a principal ferramenta para a concessão de diversos programas sociais. Entre eles estão Programa Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Programa Tarifa Social de Energia Elétrica; ID Jovem; Programa Minha Casa Minha Vida. 
 

* Com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate À Fome (MDS)

* Saiba mais na Revista Dataprev Resultados