Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Primeiro Papo TIC de 2025 discute hiperautomação com a plataforma UNA
Solução automatiza processos de negócios e TI com rápida implantação, configuração flexível e escalabilidade
A Dataprev realizou nesta quinta-feira (17), em Brasília, a primeira edição de 2025 do Papo TIC, evento que promove diálogos sobre tecnologia para transformação digital. O encontro contou com a participação de gestores da empresa e clientes, tendo como tema central a hiperautomação com a Plataforma UNA, solução desenvolvida para automatizar processos de negócios e TI com rápida implantação, configuração flexível e escalabilidade.
Na abertura, o diretor de Relacionamento e Negócio da Dataprev, Alan Santos, destacou que a solução integra um movimento de aplicar a expertise acumulada pela empresa em seus 50 anos para desenvolver soluções digitais em nível de governo. É o caso da UNA, inspirada no portal Meu INSS e com base nas experiências bem-sucedidas dos principais clientes da Dataprev.
“Ela pode estar adequada a qualquer demanda de governo que envolva atendimento, tomada de decisão, distribuição de tarefas, acompanhamento e integração com os serviços de cada órgão, seja com sistemas internos, seja com atores externos”, explicou.
Durante a demonstração, foram apresentados como a plataforma centraliza informações e serviços em um único ambiente digital, promovendo uma experiência mais intuitiva para o usuário. Foram destacadas também as funcionalidades voltadas para gestores públicos, como os painéis de dados e ferramentas de monitoramento em tempo real, que contribuem para uma gestão mais eficiente.
A solução — já adotada por órgãos como Força Aérea Brasileira, Ministério das Mulheres, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Ministério do Trabalho — é de rápida implantação, configurável para a realidade de cada órgão e com uma estrutura escalável para atender a diferentes volumes de dados. As funcionalidades da plataforma facilitam a gestão ponta a ponta de serviços ofertados aos cidadãos –, desde a entrada de uma solicitação (de benefício, direito, programa social, etc.), até a conclusão do processo de análise e de autorização.
Sobre o Papo de TIC
Realizado na sede da empresa, em Brasília, o Papo de TIC é uma iniciativa da Dataprev, promovida pela Superintendência de Planejamento Estratégico (SUPL) e pela Diretoria de Relacionamento e Negócio (DRN) da empresa.
Esta primeira edição de 2025 contou com a participação de representantes da área de tecnologia de órgãos de governo como o Ministério dos Esportes e da Previdência. Novos eventos serão realizados ao longo do ano.