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MEC contrata Dataprev para internalizar sistemas e aperfeiçoar infraestrutura de dados educacionais
Publicado em:
seg, 17/03/2025 - 14:03
Atualizado em:
seg, 17/03/2025 - 17:17
A empresa vai trazer para seu ambiente, até meados deste ano, o Sistema Gestão Presente, que inclui mais de 200 milhões de registros e aplicações de políticas públicas como o Pé-de-Meia, vagas em creches e a Jornada do Estudante

A ênfase inicial será nas “internalizações”, explica Beatriz Garrido, da Dataprev, coordenadora-geral de Relacionamento para Serviços Estruturais do Governo. O escopo do trabalho, contudo, é mais amplo: prestação de serviços de infraestrutura de TI, gestão técnica operacional de computação em nuvem, sustentação, consultoria técnica de negócios e ciência de dados, desenvolvimento de soluções, gerenciamento e serviços de TI e batimento de dados.
Entre os módulos do SGP estão, entre outros, os do Jornada do Estudante e do Pé-de-Meia, além do novo sistema de vagas em creche, que está em fase de desenvolvimento. São programas relevantes para as ações inclusivas do MEC, que fazem parte do cronograma inicial de internalização, previsto para até meados deste ano.
Por meio do Jornada do Estudante, é possível os alunos acompanharem sua trajetória escolar, consultando registros acadêmicos, documentos digitais, e também se comunicarem com o ministério. O sistema do Pé-de-Meia faz a gestão da bolsa paga pelo governo federal a estudantes do ensino médio público, beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), como incentivo contra a evasão escolar. E o sistema de vagas em creches permitirá realizar a administração das filas por vagas para o público da Primeira Infância.
“A inclusão do SGP no ecossistema de bases sociais da Dataprev é muito importante para aumentar a governança e o alcance da Infraestrutura Nacional de Dados”, explica Beatriz. Ela destaca a possibilidade de cruzar informações educacionais e escolares com os cadastros previdenciários, trabalhistas e assistenciais que já estão na empresa, para fins de verificação de consistência das informações e geração de novos serviços e aplicações.
A integração dos dados escolares com os do CadÚnico, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por exemplo, tornaria mais fácil, entre outras ações, monitorar a exposição de crianças a situações de vulnerabilidade, promover o acesso a creches, fazer a busca ativa de crianças ou jovens que não estejam matriculados, contribuir com gestores estaduais e municipais na aplicação de políticas públicas.
“Vamos oferecer serviços de nuvem, infraestrutura, hiperautomação, aumentar a interoperabilidade de dados, desenvolver novas soluções, por exemplo, na área de gestão escolar ou de frequência”, adianta Beatriz. “Respeitando a gestão federativa estabelecida pela política pública de educação do Estado brasileiro, vamos apoiar o MEC na organização das informações educacionais, na sua integração e interoperabilidade.”
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil